Você sonha com um casamento pequeno e intimista? Então o mini wedding é pra você! Confira abaixo tudo sobre o assunto, dicas de decoração e organização para casamento mini wedding no campo, praia, valores e muito mais!
De uns anos para cá a indústria de casamento tem crescido e se transformado muito. Um dos grandes motivos foi a busca por casamentos mais criativos, inovadores e personalizados. As noivas começaram a perceber que poderiam sim fazer um casamento além do clássico, além do tradicional. Perceberam que o casamento deve SIM seguir o seu estilo de vida, o jeitinho do casal e seu modo de pensar.
Com isso, diversos estilos de casamentos foram se tornando cada vez mais populares como o casamento a dois ou elopement wedding, o casamento no campo, o casamento na praia, o destination wedding, e um grande queridinho de muuuuitas noivas: o mini wedding! A tradução desse termo em português é mini casamento, ou seja um casamento mais intimista, enxuto e para menos convidados.
Imagina só que delicia poder celebrar o amor ao lado das pessoas que realmente são importantes para vocês sem qualquer tipo de obrigação e protocolos? Essa é a essência do mini casamento!
O que é um casamento mini wedding e quantas pessoas posso convidar?
É considerado mini um casamento que tenha até 100 convidados. Além disso, o que realmente caracteriza o estilo é o fato de serem casamentos mais intimistas, aconchegantes e com muita proximidade entre os noivos e convidados. É o formato perfeito para aqueles que sonham com um dia pra lá de especial onde possam desfrutar a companhia de cada convidado como se fosse um almoço/jantar entre amigos.
Casamentos que tenham de 10 a 40 convidados já são considerados como micro weddings.
Quanto se gasta em um mini wedding? Qual o preço de um mini casamento?
Na teoria esse formato pode sim ser mais econômico do que os casamentos maiores, mas isso não é regra. Na lógica matemática, quanto menos convidados, menos gastos com buffet, lembrancinhas, bebidas e outros, certo? Mas, há noivos que aproveitam a oportunidade dessa comemoração mais íntima para investir no que há de melhor no mercado, com fornecedores de ponta e serviços mais caros e diferenciados.
Em suma, a nossa dica é: coloque no papel quais os itens que são muito importantes para vocês e que vocês preferem investir mais dinheiro, como por exemplo um fotógrafo que adoram o trabalho ou uma decoração mais elaborada. A partir daí façam a somatória e cruzem com o orçamento que tem disponível para o casamento completo, e tentem economizar em outros serviços. Com muita criatividade é possível sim ser mais econômico.
Como organizar um mini wedding?
Independente do tamanho do seu casamento, sempre consideramos uma boa pedida contar com a ajuda de uma assessora/cerimonialista, nem que seja para o dia do casamento. A organização de um casamento pequeno, de nada difere de um casamento tradicional, afinal de contas ele terá todos os itens de um casamento maior, diferenciando-se apenas na quantidade de convidados.
O legal do mini casamento, é que, por ser mais compacto, pode ser celebrado em ambientes que alguns casamentos tradicionais não conseguiriam ser realizados, como na casa dos pais, no jardim da casa dos noivos, na casa de campo da família, o restaurante preferido do casal e etc.
Decoração para Mini Wedding
Uma grande vantagem do mini casamento é que, por ter uma lista de convidados mais reduzida, os noivos podem se dedicar a colocar a mão na massa e confeccionar vários detalhes que vão tornar essa celebração ainda mais especial…Vale tudo! Plaquinhas, doces, identidade visual, trazer objetos de casa pra compor a decoração…Quanto mais personalizado melhor!
No casamento mini wedding você pode optar por uma decoração mais simples, porém charmosa, ou pode sim ter uma decoração tradicional como sempre sonhou. Aproveite para dar um tom a sua celebração escolhendo um estilo que tenha a cara do casal, mini wedding no campo, rústico, na praia, vintage, boho, industrial…O que vocês mais amarem!
Fonte: Com base em https://lapisdenoiva.com